Receitas

Pernil de Cordeiro Assado com Laranja e Limão

Food & Wine

6pessoas

2H20 minutos

Ingredientes

  • 1 pernil de cordeiro  ou lombo de Fazenda Santa Ignácia (peça para seu açougueiro desossar e abrir)
  • 2 colheres de tomilho picado
  • Raspa de casca de 1 laranja, e o seu suco
  • Raspa de casca de 1 limão e o  seu suco
  • Sal e pimenta do reino moída na hora
  • Azeite de olivas ( o suficiente para passar em todo o pernil)
  • ¼ de xícara de vinho branco seco
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

Obs: reserve um pouco das raspas de limão e laranja para finalizar

Preparo

Pernil de Cordeiro Assado com Laranja e Limão do chef Antonio Ciminelli

  1. Pré-aqueça o forno a 170C.
  2. Enquanto o forno esquenta, misture o tomilho com as raspa da laranja e do limão em uma tigela.  Em outra tigela misture o suco da laranja e do limão.
  3. Com o lado da gordura para baixo,  tempere o cordeiro com um pouco do  suco  de laranja e limão (aproximadamente ¼ de todo o  suco). Tempere com sal e pimenta.  Adicione à carne  a maior parte da mistura de raspas de limão, laranja e tomilho.
  4. Enrole o cordeiro e amarre-o em intervalos de 2cm com um barbante.  Esfregue o cordeiro por fora com azeite de oliva e o restante das raspas de limão, laranja e tomilho . Tempere com sal e pimenta do reino.
  5. Coloque o cordeiro em uma assadeira média. Despeje o vinho e 1/4 de xícara de água sobre a carne e asse por 30 minutos. Aumente a temperatura do forno para 200C °.  Despeje 2 colheres de sopa do suco de laranja e de limão sobre o cordeiro. Adicione mais 1/ 4  xícara de água e asse o cordeiro na parte superior do forno  por mais 45 minutos.
  6. Retire a assadeira do forno e despeje o restante do suco de laranja e limão  sobre o cordeiro. Volte tudo ao forno e asse por mais 20 minutos aproximadamente.  Se tiver um termômetro de leitura instantânea, insira na parte mais grossa da carne e retire o cordeiro do forno quando registrar 65o C.
  7.  Transfira o pernil para uma tábua e deixe descansar por  15 minutos coberto com um papel de alumínio.  Enquanto isso, raspe os sucos da assadeira  e coloque numa panela pequena.  Quando ferver retire do fogo e com um batedor de arame misture  2 colheres de manteiga acrescentando 1 colher de cada vez. Tempere o molho com sal e pimenta do reino.
  8. Remova o cordão e corte em fatias generosas.  Sirva com este molho do cordeiro.

 

Dica: Pode ser feito antecipadamente e  esquentar no forno na hora da refeição.

 

Veja mais receitas