Receitas

TORTA DE CORDEIRO COM MASSA QUEBRADIÇA DE MILHO

Escola Wilma Kovesi

6-8pessoas

minutos

Ingredientes

Massa

1 xícara de fubá

1 ½ xícara de farinha de trigo

150g de manteiga em temperatura ambiente

½ colher de chá de sal

1 colher de chá de páprica picante (opcional)

1 ovo

 

Recheio

2 colheres de sopa de óleo

800g de paleta de cordeiro em cubos médios (2cm x 2cm aproximadamente)

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de chá de semente de erva doce

½ colher de chá de alecrim bem picado

3 dentes de alho bem picados

2 cebolas médias picadas

½ xícara de cenoura em cubos bem pequenos (brunoise)

½ xícara de salsão em cubos bem pequenos (brunoise)

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 xícara de vinho tinto

2 xícaras de caldo de carne

Sal e pimenta do reino

Preparo

Massa

Misture o fubá com a farinha de trigo, a páprica e o sal. Acrescente a manteiga e com a ponta dos dedos vá incorporando o máximo possível a manteiga à mistura de farinha. Acrescente o ovo e forme a massa, trabalhando-a um pouco apenas até que fique homogênea e leve para descansar embalada em papel filme, na geladeira, por pelo menos 1 hora.

 

Recheio

Tempere os cubos de cordeiro com sal e pimenta. Passe-os na farinha, retirando o excesso. Aqueça uma panela de fundo grosso e largo. Acrescente o óleo e aqueça um pouco. Coloque aos poucos os cubos de cordeiro para dourar no óleo. Se necessário acrescente mais óleo. Reserve. Na mesma panela acrescente a manteiga. Quando derreter, acrescente as sementes de erva doce, o alecrim, a cenoura, o salsão e a cebola. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o alho. Doure ligeiramente e acrescente o extrato de tomate. Deixe borbulhar e junte o vinho. Deixe reduzir até quase secar. Acrescente o caldo de carne e os cubos de cordeiro reservados. Tempere com sal e pimenta. Abaixe o fogo e tampe a panela. Cozinhe por aproximadamente 2 horas ou até que a carne esteja bem macia, desmanchando ao toque de um garfo. Durante o cozimento, vá acrescentando água (ou caldo de carne) à medida que o líquido for secando, sempre aos poucos.

Retire a carne do molho e desmanche um pouco com o garfo, sem chegar a desfiar completamente. Misture de volta ao molho. Se o molho estiver muito líquido, leve ao fogo para reduzir um pouco. Deixe esfriar completamente e coloque em um refratário.

 

Montagem

Abra a massa em um círculo de aproximadamente 30cm e cubra com ele o refratário de sua escolha. Com um cortador de biscoitos, recorte um círculo no meio da torta. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse até que a massa fique firme e ligeiramente dourada.

 

 

*Receita desenvolvida pela Chef Gabriela Martinolli.

Veja mais receitas